ϟ Profeta Diario
O mais importante jornal de notícias é o meio mais rápido de se ficar informado dos últimos acontecimentos na comunidade bruxa. Como no Quinto ano em Hogwarts que o jornal não é tão honesto quando aparenta, sendo ridicularizado e desmentido ao ser manipulado pelo Ministro da Magia e descobrindo que só e públicado as histórias que ajudem a vender mais jornais. Entregue por corujas para aqueles que o assinam, o Profeta custa sete nuques cada edição, sendo que ainda possui um edição de domingo, chamada Profeta Dominical, e uma edição da parte da tarde e de notícias urgentes, chamada Profeta Vespertino. Todo ano o Profeta sorteia o Grande Prêmio Anual da Loteria do Profeta Diário, onde dá ao ganhador a quantia de 700 galeões.
O editor atual do Profeta é Barnabas Cuffe (que foi aluno de Poções do professor Horácio Slughorn As edições são entregues todas as manhãs, pelo correio coruja citei isso acima. Pode-se fazer uma assinatura ou se desejar, pagar no momento em que recebe, colocando as moedas numa bolsinha presa à perna da coruja correio. Cada exemplar custava cinco nuques. Inclusive em Hogwarts na hora do café da manhã costumam chegar as corujas mensageiras.São exemplares impressos, com fotos que se movem e parece que estão sempre no momento exato da notícia.Também é possível que o texto do jornal mude conforme as notícias chegam, afinal é uma mídia mágica.As edições tardias são chamadas de Profeta Vespertino e as edições de domingo são chamadas Profeta Dominical.Já o caso da repórter Rita Skeeter, que no verão de 1994 escreveu um artigo para o jornal, sobre a Confederação Internacional de Bruxos, no qual chamava Dumbledore de senil. No outono de 1994 ela cobriu o Torneio Tribruxo e criou confusões até ser expulsa da escola pelo diretor. Além disso, ela descobriu o fato de Hagrid ser meio gigante (e desta vez era verdade), mas transformou o fato em escândalo ao dizer que ele era um tipo brutal. Que colocava os alunos em perigo, que ninguém gostava dele, apenas Dumbledore o protegia. O problema é que ela é o tipo da repórter tendenciosa, que inventa e escreve mentiras. Qualquer coisa por uma reportagem ainda que não seja verdadeira, ainda que possa prejudicar seriamente alguém. Felizmente, em junho de 1995 Hermione descobriu que ela era um animago (um besouro que escutava tudo sem chamar a atenção) e soube como neutralizá-la, proibindo-a de escrever durante um ano. Depois, vimos o Profeta Diário, tomar posição favorável ao Ministério da Magia no caso da volta de Lord Voldemort. O jornal obedeceu às diretrizes do ministro da magia, Cornelius Fudge ao negar sempre a volta do Lord das Trevas e lançou uma campanha difamatória contra Harry e Dumbledore. Aproveitando a abertura de Rita Skeeter com suas reportagens mentirosas, o Profeta transformou Harry num adolescente com excesso de imaginação, em busca de constante atenção e um tanto perturbado. Dumbledore passou a ser mencionado como um velho gagá, um grande bruxo perdendo seus poderes e sua capacidade de discernimento.
Jornal Profeta Diario |
ϟA Verdade Prevalece
Após a batalha no Ministério da Magia, Fudge foi forçado a admitir que Voldemort retornara. Logo depois perdeu seu cargo para Rufus Scrimgeour. Com essa reviravolta, o Profeta Diário também mudou sua linha editorial. Passou a dizer que Harry era a voz solitária da verdade. Inclusive comprou do Pasquim (revista cujo editor é o pai de Luna Lovegood) a entrevista que Harry deu para a própria Rita Skeeter toda a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário